terça-feira, 8 de março de 2011

E falando de auto-paranóia.....

    Sempre digo: Odeio Blogs inúteis. E Mesmo que este possa parecer mais um, vou torna-lo um
inutil  - muito ultil.
          
          Uma vez li em um livro, não o recordo agora, "que nossas convicções são geradas ao momento em que são vividas". Isso não significa que as outras  certezas que nasceram em tempos errados foram falsas, claro. Você só precisa dar créditos ao que verdadeiramente seja digno da sua confiança.

Tá dificil? Ok, vamos exemplificar:

Você é a dualidade em pessoa. Não se sabe se vai ou fica, se é gordo (a) ou magro (a). Se na noite passada deveria ter dito sim ou dado o fora, ou mesmo; pensa ser um top model, quando sente-se a pessoa mais feia do mundo.

Farta-se de multiplas possibilidades de "ser ou não ser" , do que tem ou poderia ter,  e vive em uma comparação constante com os olhos que são verdes do fulano, o cabelo que é mais bonito da sicrana, a roupa super "na moda" da beltrana, e até mesmo como novo emprego do .. ah, do José mesmo.

Você fica esgotado com as faltas de respostas que vêm como: Será que estou feia?  Será que sou incopentente? Porque ninguém nota meu trabalho? e etcs etcs...  ?

Se você se encontra em alguma destas situações diariamente: calma.  Estas paranóias são apenas ruinas de medos que você deu vida. Então, trata-se de adaptar-se ás suas criações.

E para te ajudar, se estiver aberto á isso, vamos quebrar "sobre as minhas INDIVIDUAIS opniões," alguns dogmas do consciente humano, que talvez sejam mais fáceis de serem desmontados ao que , construidos....

* Primeiro, o tal de "ter sempre algo errado comigo".... é claro que tem. Obvio, é da natureza humana, e se não fosse não teriamos o nosso diferencial.  Os teus defeitos, sejam lá eles fisicos ou mentais, são as tuas caracteristicas mais interessantes. Acredite. Já imaginou como seria se todos fossemos lindos, e maravilhosos, impecaveis e sem uma minima possibilidade de criticas e avaliações?  Que horror. Não andariamos á frente nem atras, andariamos eternamente ás margens de nós mesmo. Sem evolução e nada de novo durante anos á fio, que deveriam ser de aprendizado, quando tornariamos: Perfeitos e Repugnaveis.
Por isso deixa-se ser errado, que de vez em quando faz bem.


* Segundo, "Tudo do Fulando é melhor que o Meu".... pode até ser que seja. E dai?
Afinal, a diversidade faz á multiplicidade. E  nos encorajam, a querer ter também o que nos achamos dignos de possuir. Talvez não seja o fato de fulano ter tudo melhor que você, mais sim a simples hipotese de você acreditar que isso seja verdade. As coisas são, como no fundo nós tememos que sejam. È Um ato primitivo nos colocar á submissão quando aparentemente somos os "inferiores". Então, êpa!  Não acha que esta se deixando passar para traz demais, e que precisa ter mais confiança no que conquista? Aprenda á prezar pelo que se têm, não á valorizar o que ainda não possuiste...  a maioria de nós fazemos isso, e acabamos até mesmo perdendo o que já haviamos consquistado. E Afinal , alguém tambem deve te olhar e pensar exatamente como você fazia com ele: " Tudo o que ele tem é melhor que o meu."   Pense nisso.


* Terceiro, " Nada dá certo para mim"...  ai, ai estas incongruências, ou fraquezas de espirito é o maior abismo das ideias humanas. O que será que acontece aos homens, que até um cachorro é mais auto-confiante em teu latido, do que o homem em teus atos? Deve ser mal, herança de Brasileiros. Isso, do pais do fanáticos por futebool. Mais o que têm haver?  .. Digamos, que metaforicamente falando; quem é adepto de futebol, jamais será um bom jogador de Xadrez.  Xadrez você nescessita usar mais que a praticidade e a lógica. È onde entra as jogadas espertas e triunfais. Você precisa pensar para começar á jogar e não cessa até que o jogo brilhantemente seja vencido. A Vida é assim, um eterno jogo de xadrez.
E Não uma quadra de futebol, onde o unico foco é a rede com uma bola dentro.
       È meus amigos, viver não é tão obvio quanto parece, do memso modo que se você deseja que as coisas começem á fluir para o teu lado, não deverá apostar nos impulsos. Se nada dá certo com você, já parou para analisar que talvez seja tua falta senso? Isso, senso, comunicação,  o tal do "taco firme". Deixa de pensar que é um derrotado e que nada do que faz possui efeito. De fato, as coisas só acontecerão ao contrario, se você deixar de dar créditos ao fracasso. Ignore-o. È simples.

Podeira ficar aqui durantes horas, em uma tentativa infinita de quebrar dogmas humanos, mais este três exemplos para o que desejo passar á todos, me são Sulficiente.

  Sei que muitos que não gostam da Maira Pessoa ou Maira Bailarina, ainda lêm meus blogs, e estao me acompanhando agora. Porém como dizia Fernando Pessoa, "não é porque não gostamos do autor que se abomina a obra".


Continuo afirmando: Não sei que efeito causo nas pessoas em que Lêm o que escrevo. Mais a simples cogitação de causar-lhe qualquer sentimento que seja favoravel para o teu crescimento, já me faz sentir que o post no final, valeu a pena.


Um beijO


Maira P.

3 comentários:

  1. Maíra Helatczuk, vc não cansa mesmo de ser tão brilhante?
    Que texto perfeito e significativo!
    Você escreveu aqui verdades absurdas e ainda usou tudo como um estímulo aos que lêem.
    Confesso que até senti-me uma das estimuladas viu, hahaha
    Obrigadaa,
    Beijoo

    ResponderExcluir
  2. Laaaune lindona
    Sempre inflando nossos egos, hahaha é bom ter amigos assim, faz parecer que tudo o que fazemos tem valor, e isso é bom ;-)

    E Obrigada
    o Intuito era exatamente este.


    beijO

    ResponderExcluir
  3. Esta eu admito, gostei por inteira. Até agora, para mim tua melhor postagem. Parabéns. Co
    Faz paramos para pensar como é bom ter alguém que escreve o que sentimos.

    Continue sempre linda e inteligente

    bjs

    ResponderExcluir